terça-feira, 7 de julho de 2009

Twitter a serviço do marketing

Rapidamente, dois exemplos de utilização do twitter:
Primeiro do site norte-americano tennis.com, que teve a sacada simples e efetiva (que outros podem ter feito antes mas eu desconhecia) de postar, em tempo real, game a game, o resultado da histórica final de Wimbledon deste final de semana entre Federer e Roddick. A idéia ajudou a atrair público para o site, onde era possível acompanhar o jogo on-line. Resultado: o tennis.com comemora a marca de 100 mil visitantes únicos e cerca de 1 milhão de page views durante as mais de quatro horas do embate.
Outra inovação foi do Boticário, que criou o tweetquero Boticário http://www.tweetquerobeijoboticario.com.br/ . Nele os usuários do Tweeter podem postar seus desejos de presentes da marca para os seguidores. Acho que passei longe do conceito mas não vi graça na história -se eu tiver a cara de pau de pedir presentes on-line, acho que não preciso de uma marca me incentivando a fazer isto... mas, enfim, a ação, da e.life, levou centenas de pessoas a teclarem um pedido em poucos dias. Sinal que este escriba é que não entendeu a genialidade da história.

2 comentários:

  1. Eu acho que isso que a Boticário fez vai virar o padrão online Guilhermo.

    Cada vez mais sites tem usado o Twitter dessa forma.

    Atualmente essa deve ser uma das melhores formas de usar o aplicativo mesmo, mas a longo prazo não sei quanto isso vai durar antes que o público enjoe.

    ResponderExcluir
  2. Este é meu ponto, Pepe. Enquanto público, achei a ação do Boticário fraca. Mas talvez esteja abusando do meu próprio ponto de vista. Hoje considero o Twitter uma ferramenta para atrair seguidores a algo maior (vc está lendo o CoffeeBreak por conta disto, não é mesmo). Acho que o pessoal do PokerStars poderia soltar reports curtos sobre o WSOP e remeter a mais detalhes no blog, por exemplo. Mas a o brinquedo, realmente, pode ir muito além...

    ResponderExcluir