quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Internet já revolucionou seu negócio hoje?




Hoje em dia o foco está em produtos (Twitter, Facebook, YouTube) mas não se pode esquecer o potencial da internet como um todo de gerar inovações, algumas capazes de revolucionar nossos dias.

Acompanhando o Mashable, dois caminhos me chamaram a atenção. Um deles é o crescimento nos Estados Unidos do uso da rede como forma de levar conhecimento de qualidade a todos. Não, não falo da Wikipedia ou do Yahoo! Respostas, mas de um projeto da ONU chamado University of the People (www.uopeople.org) que usa a internet para oferecer cursos universitários on-line por preços mínimos. A tendência também é seguida por instituições como o MIT - Massachusetts Institute of Technology, que em 2001 lançou o projeto OpenCourseWare, que hoje oferece, de graça, na rede, mais de 1.900 cursos com materiais postados nas redes sociais como YouTube e Flickr. A idéia se expandiu e hoje mais de 200 das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo participam do OpenCourseWare Consortium (www.ocwconsortium.org), entre eles a Fundação Getúlio Vargas e a Uniso – Universidade de Sorocaba. Os cursos, assim como os da University of the People, não são – ainda – aceitos oficialmente como graduação, mas é um importante caminho para baixar radicalmente os custos e democratizar o ensino. Outra iniciativa complementar é oferecer o conteúdo dos livros didáticos de graça (http en.wikibooks.org/wiki/Main_Page) ou com preço mínimo por cópias impressas (www.flatworldknowledge.com). Será que a revolução da educação virá mesmo pela web? Parece uma tendência cada vez mais palpável.

Outra é usar a criatividade para motivar quem navega na rede a trabalhar para você. A custos módicos. Dentro do processo de desenvolvimento do Bing, sua nova ferramenta de busca, a Microsoft avaliou que seria importante, para “calibrar” os alogaritimos usados para determinar os melhores resultados, entender como seu público associa diversos termos a conteúdos específicos. No lugar de uma grande pesquisa, decidiu lançar um jogo on-line, o Page Hunt http://pagehunt.msrlivelabs.com/PlayPageHunt.aspx .

Nele os usuários são levados a páginas na rede e convidados a adivinhar que termo usado no Bing poderia levar a este resultado. A pontuação acontece a partir do nível de acerto – se a página aparece em primeiro na busca com o termo que o jogador propõe, ele ganha 100 pontos, se aparece em segundo, 90. O objetivo é fazer o máximo de pontos possível em apenas três minutos. Além de promover o novo serviço (que agora deverá ser utilizado pelo Yahoo!), o game permite melhorar o sistema a um custo mínimo para a empresa de Mr. Gates.

Em resumo, com inteligência, conhecimento técnico e criatividade, a internet está aumentando a produtividade e reduzindo custos em diversos segmentos. Nos já começamos a tornar isto uma realidade no nosso?

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!

    Uma iniciativa nesses moldes, é também o American Earth http://melhorespalavras.blogspot.com/2009/07/academic-earth.html, que reune os programas de "democratização do ensino" de grandes instituições como MIT, Harvard, Yale.

    Isso sem falar nas inúmeras possibilidades de self-publishing: o cara escreve um livro e publica "sob demanda". Virtualmente, qualquer um pode ser autor. Bom ou ruim? Estímulo a criatividade ou banalização de conteúdo?

    (adorei seu blog, adicionei ao meu)

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  2. Obrigado pelo comentário Anaik. E pela dica do American Earth! E pela provocação sobre a banalização do conteúdo. 100% CoffeeBreak.
    E prometo que vou ler seu blog.

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