quinta-feira, 16 de julho de 2009

Twitter batendo um bolão

Deu no diário britânico The Daily Telegraph. O técnico do Corinthians, Mano Menzes, é uma das dez pessoas fora do mundo anglo-saxão que merecem ser seguidas no Twitter. A presença de Mano na lista é resultado de sua estratégia on-line que conseguiu reunir mais de meio milhão de seguidores no chamado micro-blog.

Mirando este potencial, agora foi a vez do Santos Futebol Clube estrear seu Twitter. E com uma ótima estratégia de lançamento: aproveitando a polêmica envolvendo a saída do técnico Mancini na segunda-feira e a expectativa da imprensa e torcedores sobre quem irá substituí-lo, o clube anunciou pelos veículos de comunicação a criação do seu perfil no Twitter. E mais: disse que vai anunciar pelo Twitter os detalhes da negociação com o novo técnico. Em poucas horas o Twitter do Peixe já reunia mais de 2 mil seguidores. O primeiro post foi de boas vindas. O segundo já prometia anunciar no Twitter, em primeira mão, o nome do novo treinador – deixando a imprensa em segundo plano.

No mundo da política, a ex-candidata a vice-presidente dos EUA, Sarah Palin, fez algo parecido. Semanas atrás, usou a ferramenta da Web para anunciar sua renuncia ao governo do Alasca. Só depois falou sobre o tema com a imprensa. Os jornalões americanos ficaram mordidos e alguns analistas disseram que esta foi a forma que Palin encontrou de estocar veículos que ela considera de “esquerda”, como o The New York Times, por suas críticas na campanha presidencial.

Voltando ao universo da bola, vale acompanhar essa história – mesmo que você não seja santista como eu – e ver como a imprensa local irá reagir caso o furo venha mesmo do Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário