quinta-feira, 2 de julho de 2009

Inovação para inspirar o PR

De volta depois da gripe. Lendo a Exame deste mês - portalexame.abril.com.br/ - dei de cara com dois cases interessantes para quem quer inovar na comunicação. O primeiro deles vem da sempre inovadora (no marketing) Tecnisa. Num ótimo exemplo de como aproveitar as redes sociais na internet para se divulgar e, paralelamente, melhorar seu produto final, o time do intrépido Romeo Busarello desafiou integrantes de 150 comunidades do Orkut que discutem temas relacionados aos idosos a proporem mudanças nos edifícios residenciais que facilitem a locomoção dos mais velhos. Receberam 200 propostas e premiaram os autores das duas melhores – que estarão em novos lançamentos da empresa - com 1,5 mil reais cada – uma bagatela para o desenvolvimento de inovações. De quebra, a Tecnisa melhorou sua reputação.
A outra sacada veio do Rio. Eu conhecia a ação, mas desconhecia os bastidores, em especial o investimento (baixo) e o retorno (fantástico). A agência de ativação Biruta Mídias Mirabolantes tinha verba de 60 mil reais para divulgar o site ParPerfeito. Inventou e fez acontecer a passeada dos solteiros em busca de um pretendente em plena véspera do dia dos namorados. O resultado em mídia foi brutal, com equivalência publicitária estimada em 10 milhões de reais.
Lembrando da nossa velha e boa discussão sobre os limites do PR, são idéias que poderiam ter saído de uma agência de comunicação corporativa – já vi coisa parecida em planejamentos bem construídos. Que sirva de inspiração para quem quer movimentar este mercado e alargar seus territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário