sexta-feira, 3 de julho de 2009

O meu tem mais de 140, e o seu?

Encerro a semana com uma reflexão do Nélson de Sá que o amigo Milton Rizzato mandou no e-mail, sobre o possível esvaziamento da blogosfera:

"Onde foi parar todo mundo?", perguntou dias atrás o Guardian, sob o enunciado a longa cauda dos blogs está morrendo. "Foram todos para o Facebook e especialmente o Twitter." O jornal se referia aos próprios blogs que acompanha e busca, que estão deixando de ser atualizados: Por quê? Porque blogar não é fácil. Ou melhor, outras coisas são mais fáceis _e é para coisas fáceis que as pessoas estão indo.
A blogosfera continua com leitura, "mas, para a criação de conteúdo amador, seu apogeu passou".
Vale também para a caixa de comentários, diz Tiago Dória. O público mais "hard user" agora comenta no Twitter, o que leva ferramentas como
WordPress, com o plugin Tweetbacks, e os sites de mídia tradicional a destacar os "tweets" diretamente."

Será que os blogs vão sair de moda? Pessoalmente acho que não, apenas passarão por um período de depuração natural. São um espaço interessante para quem, por maior que seja seu poder de síntese, tem algo mais do que 140 caracteres para dizer.

Um comentário:

  1. Acho que isso é reflexo em grande parte do Twitter e da dificuldade de se monetizar um blog.

    Ter um blog de sucesso dá trabalho, e agora já passou o hype. Todo mundo percebeu que é um dos caminhos mais lentos (apesar de ser o mais estável) para alcançar o sucesso financeiro.

    A melhor forma de se monetizar um blog está com fontes indiretas como consultorias, ebooks e livros, e isso não acontece do dia pra noite. Até porque você precisa construir e "alimentar" uma base de leitores/fãs do zero.

    Mas isso por outro lado é bom. Filtra em grande parte o número de blogs fracos na web, que só tão preocupados em ganhar uns trocados postando conteúdo fraco e/ou não-original.

    Tem um livro que trata em parte sobre esse tema de forma bem realista. Se chama Blog Schmog: The Truth About What Blogs Can (And Can't) Do For Your Business, do Robert Bly.

    Abraço Guilhermo.

    ResponderExcluir