domingo, 2 de agosto de 2009

Empresas que usam mídias sociais tem resultados melhores


Interagir com as mídias sociais na internet ainda parece assustador para grande parte das empresas. Abrir a guarda para um ambiente onde qualquer consumidor, mesmo os com intenções questionáveis, têm liberdade para fazer e escrever o que quiserem parece uma ideia questionável para diversos executivos.

Mas um estudo mostra, pela primeira vez, uma forte correlação entre a participação nas mídias sociais e o resultado financeiro. A pesquisa foi desenvolvida pelo ENGAGEMENT db (http://www.engagementdb.com/), serviço que avalia as marcas que mais e melhor interagem com o público na Internet. Os responsáveis dividiram as empresas em quatro grupos, conforme o uso dos canais 2.0 da internet. Depois, usando os dados da BusinessWeek/Interbrand’s “Best Global Brands 2008”, compararam o desempenho de companhias por segmento de mercado. As que pertencem ao grupo das que usam mais e melhor as mídias sociais foram as que tiveram melhores números, por margens consideráveis. Na média, enquanto as marcas mais atuantes na web 2.0 tiveram alta de faturamento de 18% nos últimos 12 meses, as menos participativas registraram queda de 6%.

A lista das 10 empresas consideradas as mais integradas às mídias sociais pela ENGAGEMENT db, publicada junto com um resumo da pesquisa na edição da semana passada do PR News, não é exatamente uma surpresa:

1. Starbucks
2. Dell
3. eBay
4. Google
5. Microsoft
6. Thomson Reuters
7. Nike
8. Amazon
9. SAP
10. Intel e Yahoo (empatados)

Claro que não é possível afirmar que o bom resultado das empresas que usam as mídias sociais em comparação às que não usam advêm apenas deste fato. Mas parece que este tipo de postura é uma marca comum das corporações realmente engajadas com a inovação e a proximidade com o seu público. E parece que são estas as marcas que estão fazendo a diferença no cenário atual.

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