segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Twitter em números, para o bem ou para o mal

Que o Twitter é o atual queridinho da mídia, nem se discute. Este escriba, em particular, usa e adora a ferramenta. E os dados são todos superlativos.
Só nos EUA, a rede social recebeu 2,75 bilhões de citações na grande imprensa durante a segunda quinzena de junho e a primeira de julho. Se fosse pago em valores publicitários, o espaço equivaleria a US$ 48 milhões. Segundo a empresa responsável pelo levantamento, se fossem consideradas as reportagens em jornais menores, o valor poderia ser o dobro.
Segundo o instituto Nielsen Online, entre junho de 2008 e junho de 2009, o número de visitantes únicos do Twitter, nos EUA, cresceu 1.929%.

Já o IBOPE brasileiro, que também está no Twitter (twitter.com/grupoibope) afirma que a rede social tem hoje mais penetração em nosso país que nos EUA ou Inglaterra: 15% dos internautas brasileiros ativos usam o twitter.
No final de julho a ferramenta atingiu a marca de 44,5 milhões de usuários em todo o mundo, ultrapassando o Orkut, por exemplo, que hoje tem cerca de 35 milhões inscritos. O Twitter é hoje o 52o maior site global.
Um sucesso não? Humm, talvez nem tanto quanto os belos números acima fazem crer. Um estudo entre os norte-americanos do Harris Interactive citado no Mashable indica que 69% dos adultos pesquisados não conhecem a ferramenta suficientemente bem para ter uma opinião a seu respeito.
Entre os que tem opinião, 12% acham que o Twitter está ameaçado pelo seu crescimento exacerbado, outros 12% avaliam que ele ficará relegado a jovens e à mídia, e 8% consideram tratar-se de uma onda passageira.
Outra pesquisa, divulgada semana passada, causou furor na web ao indicar que os jovens não twittam. Segundo o Nielsen, apenas 16% dos usuários tem menos de 25 anos, perfil completamente distinto de outras redes sociais, como o Facebook ou Orkut.

Ou seja, há controvérsias . Ainda bem, afinal, como já dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra.

2 comentários:

  1. Twitter é moda e a saída para quem não consegue escrever mais do que 140 caracteres.

    Conheci teu blog no Prezados Colaboradores e já estou feedando.

    Abraços,
    mateus d'Ocappuccino.com

    ResponderExcluir
  2. Mateus,

    Parece que a similaridade não está apenas no título cheio de cafeína dos blogs. No post "O meu tem mais de 140, e o seu?" http://coffeebreak-br.blogspot.com/2009/07/o-meu-tem-mais-de-140-e-o-seu.html expresso exatamente a mesma opinião sobre o Twitter. Mas, como escrevi, continuo usando e gostando da ferramenta.

    Do seu leitor,

    ResponderExcluir