sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Só porque hoje é sexta-feira


Pesquisas comprovam – ao menos até agora: trocar o lazer e a aventura pelo trabalho gera arrependimento. Estudo de Ran Kivetz, da Columbia University, citado pela revista Wired, separou dois grupos de pessoas. Ao primeiro, pediu que avaliasse momentos de trabalho e de ócio na semana anterior. O resultado foi um equilíbrio nas notas dadas às duas categorias. Ao segundo grupo, pediu o mesmo, mas para situações ocorridas há alguns anos. O resultado? O arrependimento pelo tempo dedicada ao labor, desta vez, foi o dobro do dedicado ao lazer.

Outra revista, outro caso inspirador. Qual, na sua opinião, leitor, seria o futuro de uma empresa que paga aos funcionários salários 20% maiores, proíbe horas extras e tem como regra que ninguém saia depois do horário. Mais: dedica 20% de seu lucro para obras sociais. Se você pensou, um grande sucesso, acertou. Esta empresa existe, na Itália, e atende pelo nome de seu criador, Brunello Cucinelli. Segundo a Época Negócios deste mês, que descobriu a pérola, a companhia que produz peças de vestuário de cashmere de altíssimo luxo, além de prêmios pela qualidade dos seus produtos, faturou 144 milhões de euros em 2008 e cresceu 20% em três anos.

Será apenas um devaneio acreditar que pessoas felizes e com tempo para desenvolver outros interesses são mais produtivas e criativas? Talvez. Mas como hoje é sexta, que tal dedicar o final de semana a sonhar com um novo presente possível?

2 comentários:

  1. O que acontece é que em empresas onde os horários são bem definidos e limitados, a produtividade é muito maior.

    Em empresas onde se espera que o funcionário entre às 8h da manhã saia do trabalho 10h da noite, a maior parte do tempo ele irá desperdiçar em atividades fúteis.

    Mas se ele só tem algumas horas pra realizar a mesma atividade, ela se tornará estimulante e bem-definida, portanto ele irá se esforçar ainda mais nela: realizando assim um ótimo trabalho e em pouco tempo.

    Continua com esses posts que eles são incríveis.

    Abraço!

    -Roberto

    ResponderExcluir
  2. ótimo assunto para uma sexta-feira, o equilibrio é o melhor caminho, proporcionar momentos de lazer dentro do próprio trabalho, possibilitar atividades de criatividade, açoes de valorização do funcionário...estamos passando agora por ações de clima na empresa e colocar estas açoes na meta dos projetos da empresa é o mais importante, algo que motive a alcançar resultado e não apenas brincadeiras/dinâmicas

    abraços, mateus

    ResponderExcluir