quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Medo de errar? Então você já errou!





Converse com qualquer profissional cuja carreira já passou dos estágios iniciais e o discurso será, com pequenas variações, o mesmo: “estou em busca de novos desafios, de aprender mais, a remuneração é secundária, resultado do trabalho, blá-blá-blá”.

Pois vivemos um paradoxo. Ou esta postura é absolutamente hipócrita, conversa para boi dormir, ou, pior, ainda não entendemos que o aprendizado passa, necessariamente, pelo erro. Afinal, se estamos todos aqui trabalhando com foco no nosso desenvolvimento, como justificar nossa cultura de medo em assumir erros e aprender com eles?

Fred Brooks, uma lenda viva da engenharia de software dos EUA, resumiu recentemente o conceito na Wired. Para ele, você pode aprender muito mais com a falha do que com o sucesso. Enquanto o primeiro te obriga a encarar a realidade e rever ideias, processos e atitudes, o segundo pode mascarar várias pequenas imperfeições. Poderia ser melhorado mas, como está funcionando, você acha que está bom.

Não, a ideia não é ser desleixado ou errar propositadamente. Mas assumir mais riscos, sem cair na armadilha imobilista do perfeccionismo. E, quando errar, encarar a situação como uma rica oportunidade de aprender, sem medo de enxergar a verdade. No lugar da busca por culpados, de tentar simplesmente se isentar, avaliar o cenário, buscar os fatores envolvidos na falha e mudar efetivamente a atitude e processos.

Vamos nos inspirar nos chineses. No início desta semana estava, por razões profissionais, no Salão do Automóvel de São Paulo. Dezenas de chineses andavam por todos os lados, fotografando e anotando tudo, do Buffet oferecido nas coletivas de imprensa à decoração dos stands. Estão aprendendo. Os primeiros carros de suas marcas ainda são toscos, quebram a toa e, mesmo baratos, vão encalhar nas lojas. Em quanto tempo eles vão transformar estes erros crassos em um caso de sucesso avassalador?

2 comentários:

  1. acho que li sobre isso em algum lugar! Hoje, eu quero dinheiro e um emprego que me dê prazer, pelo menos!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso era tudo o que eu precisava ouvir - ler - hoje!!!!!! Adorei!!!!!!! E de verdade, me acalmou.
    Parabéns!

    ResponderExcluir