quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia Nacional do Trouxa









Inspirado pela temporada de feriados deste final de 2010, CoffeeBreak vem a público propor a criação do Dia Nacional do Trouxa. Afinal, trata-se de uma importante parcela da nossa população, na qual humildemente me incluo, e que merece ser lembrada e homenageada.

Neste nosso Brasil, trouxa é quem para seu carro, mesmo com o sinal aberto, para não fechar o cruzamento. Se bem que trouxa mesmo é quem ainda por cima respeita a faixa de pedestres, enquanto agüenta a buzina enlouquecida dos espertos que não se conformam com seu carro parado.

Trouxa é quem insiste em votar em pleno feriadão, mesmo que seja em branco, enquanto 20% de sábios se abstêm e correm para a praia. Trouxa é quem separa o lixo reciclável que, provavelmente, será misturado de novo com o lixo orgânico no processo da coleta.

Trouxa é quem paga taxas e encara processos burocráticos porque acha que a corrupção começa com o guarda de trânsito e o jeitinho nosso de cada dia. Trouxa é quem acha que mais vale uma estação do metro na porta de casa do que um bairro reservado aos ricos e bem nascidos que não podem se locomover pois não há mais espaço no transito (se bem que há saída para isso: como tem muito carro na rua, vamos aumentar o preço dos veículos e impedir que a gentalha tenha acesso fácil a este diferencial de classes).

Trouxa não compra ingresso de cambista. Não para em fila dupla. Manda os filhos usarem transporte público. Não compra DVD pirata. É usuário de qualquer uma das empresas brasileiras de telefonia celular ou telecomunicações em geral.

Trouxa sou eu, que “invisto” meu tempo escrevendo estas linhas de protesto que não irão mudar a realidade. Trouxa é você que está lendo isto. Um viva a nós, trouxas. Que venha nossa data nacional.

4 comentários:

  1. Acabou de lançar o #soutrouxacomorgulho. Participe, vamos levar esta campanha adiante. Afinal, se é para ser assim, ao menos que seja com orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Se dar passagem no trânsito e não grudar no 'traseiro' do outro é ser trouxa... então baby ... eu sou trouxa tb como vc... com muito orgulho. bj

    ResponderExcluir
  3. No feriado de finados, uma policial da guarda civil, posicionada na curva que dá acesso ao portão 4 do Ibirapuera, desviava, delicadamente, os espertinhos que queriam entrar no parque sem, claro, esperar na interminável fila de ‘trouxas’, pra lá do Obelisco. Esboçando um sorriso, a policial indicava aos desavisados que a montanha de carros que deixavam para trás era A Fila de acesso ao estacionamento. Como eu estava a pé, vi, na fila do gargarejo, as expressões de indignação dos “fura-filas” que passaram a ter 2 alternativas: voltar para casa ou para a fila dos ‘trouxas’. É um começo. É um processo. Chegará o dia em que os trouxas serão os 'fura-filas".....

    ResponderExcluir