terça-feira, 3 de agosto de 2010

Excesso de foco tira a criatividade





É tema recorrente de meus posts a questão do foco no trabalho. Não que faça apologia da dispersão. Ao contrário. Eu mesmo sou obrigado a me policiar muito e percebo que há momentos em que minha tendência natural é de, por exemplo, ficar clicando 300 vezes por segundo no enviar e receber do Outlook na esperança de ver uma nova mensagem que traga boas novas. Que bobagem.

Mas meu ponto é o do equilíbrio. Acredito que não existe inovação sem oxigenação. Num mundo onde buscar soluções brilhantes para problemas cada vez mais complexos virou obrigação não será possível continuar avançando fazendo tudo sempre igual. Então, de vez em quando, levantar o pescoço e olhar para o lado pode ser a melhor coisa a se fazer.

Citei o Daniel Pink num post recente do CoffeeBreak, comentando entrevista que li na Wired, onde ele tratava de sua teoria de que as formas tradicionais de motivação profissional, baseadas em recompensa e punição, não funcionam. Em seu lugar, pontua ele, deve-se buscar o engajamento da equipe. Num comentário, o Mateus, d’O Cappuccino me apresentou outro post sobre o Pink, no A Quinta Onda, que trazia o vídeo acima. São 18 minutos de pura inspiração (se precisar, ative as legendas em português clicando em subtitles).

Mas, por favor, preste atenção, logo no começo, quando Pink comenta o ponto que, segundo pesquisadores, enfraquece a prática das recompensas monetárias para tarefas que envolvem um pensamento mais complexo. Segundo ele, o problema da premiação é que ela torna a maioria das pessoas tão focadas, a mente tão concentrada numa meta específica, que elas simplesmente não conseguem ver nada mais em volta e pedem o poder de criar. Ou seja, segundo Pink, o excesso de foco cega o pensamento e bloqueia a criatividade. Bingo!

Ainda estamos numa fase de transição do trabalhador-máquina para o trabalhador-criador, onde aplicamos para esta nova classe de profissionais as regras de organização “produtiva” do século passado. Sim, a hora de virarmos a página já passou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário