quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa das Redes Sociais





A ficha caiu no final do ano passado, fazendo o planejamento 2010 de um cliente da XPress. Esta Copa do Mundo será diferente de todas as anteriores, pois será a primeira na qual poderemos contar com o recurso das mídias sociais como ferramenta para torcer, discutir, comentar, rir, xingar o juiz etc.

E o primeiro jogo do Brasil ontem (vai Robinho!!) mostrou isto. O fenômeno, na verdade, começou a se revelar antes, na abertura da Copa, quando a expressão Cala a Boca Galvão chegou ao primeiro lugar entre os Trending Topics (ou TTs) do Twitter. Enquanto escrevo o texto, quarta, 16 de junho, 9 da manhã, a frase ainda aparece como a mais tuítada do mundo. (me ajudem os leitores, mas acredito que é a primeira vez que temos um termo brasileiro liderando os TTs não?).

Enquanto alguns mudam de canal para ver os jogos e outros continuam na Globo para ter do que reclamar, Cala a Boca Galvão, novo grito de guerra da torcida brasileira (na falta de um herói, achamos o vilão), outros tentam ser “engraçadinhos”. Com rapidez surpreendente criaram a campanha Cala a Boca Galvão, para inglês ver, na qual cada vez que alguém tuítar a frase, R$ 0,10 serão destinados para salvar a rara ave amazônica Galvão. Segundo consta, já existe até a camiseta Cala a Boca Galvão.

Inclusive, minutos antes do jogo circulou o boato de que a Rede Globo havia conseguido uma liminar na Justiça para obrigar o Twitter a tirar do ar os Trending Topics. Bobagem, o TT sumiu por (mais uma) falha técnica do site.

Mas, voltando ao (fraco) jogo contra a Coréia do Norte, a CNN registrou mais de 6.300 tuítes por minuto com o tag #bra no final da partida. Sinal que muita gente usou a ferramenta para “falar” com seus seguidores durante ou depois da partida. E foi hilário. De comentários sobre a roupa de Dunga (para @MiltonRizzato ele usou o uniforme das paquitas) até análises sobre o jogo ou da trilha sonora das comemorações no Brasil (para @fchiorino se dependesse da música de Latino, Calypso e Molejo seriamos desclassificados na primeira fase), o Twitter foi dominado pelo futebol.

E as Mulheres, talvez por, na média, gostarem menos do esporte que os Homens, e conseguirem dividir a atenção entre o jogo e o micro (ou celular) protagonizaram alguns dos melhores tuítes – vale checar o perfil da @amandaansaldo e ler alguns ótimos. Este autor, que além de pedir a saída do Luis Fabiano (não jogou nada) comentou o trânsito louco em SP antes do jogo, acabou dando entrevista para um colega da Folha de S.Paulo sobre o tema.

Claro que ainda não se trata de um fenômeno de massa. Mas, para uma primeira experiência, está muito interessante e, especialmente, engraçado. Só fique atento aos boatos. Mas disto falamos num próximo post.

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