terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Experiências CoffeeBreak: vivendo o lado selvagem do transporte púbico em SP




Aquele dia deu tudo errado. Eram 18h15 quanto tomei a decisão. Diante de mais uma tempestade que se armava no céu de São Paulo e do temerário trânsito de dezembro, decidi voltar para casa utilizando o transporte público. Estava sem carro e até tinha pensado em usar um táxi para o retorno da Vila Olímpia à Mooca no fim do expediente, mas a idéia de ficar preso no trânsito me fez mudar os planos.

Me animei ao falar com o amigo Rodrigo Dionísio que confirmou gastar apenas 45 minutos entre a estação Vila Olímpia e sua casa em Santa Cecília. Mais ainda: ele também ia para o trem e assim eu teria companhia ao menos até Pinheiros, onde o Rodrigo desceria aquela tarde. Fui.

Tudo começou bem e assim foi até a mudança de trens, em Presidente Autino. Quando as portas do meu vagão se abriram, muitos saíram correndo. Decidi manter a fleuma e fui no meu ritmo. Ledo engano: perdi o transporte sentido Lapa que estava dando sopa e fiquei longos 10 minutos esperando a próxima composição. Pressenti que levaria mais tempo do que gostaria para chegar em casa.

Quando finalmente o segundo trem me deixou na estação Palmeiras-Barra Funda do metro, já tinha gasto 50 minutos. Pensei “ok, agora são apenas nove estações e chego na Bresser-Mooca, não vou perder muito tempo em relação a uma hora que gasto de carro”. Realmente, depois de 25 minutos eu estava desembarcando na Mooca. E foi então que um percurso largo virou um pesadelo.

Afinal, eu contava com o velho e bom táxi para terminar o trajeto e me deixar em casa. Mas aquela noite, talvez reflexo do trânsito, da chuva, das compras de Natal, não havia táxi no ponto. Pior: três pessoas sentadas esperavam por um carro. Com pressa, decidi seguir a pé, mesmo com o pouco recomendável trecho da rua Bresser entre o metro e a Radial. Foram 45 longos minutos de caminhada noturna, com roupa pouco adequada. Resultado final: duas horas para chegar ao destino. Nada bom.

Pensei: “então é por isto que tantos são contra o transporte público”. Realmente, caminhando com o incomodo sapato social pelas calçadas escuras e, digamos, underground, da rua Bresser, senti saudade do conforto e segurança do meu Palio Weekend. Será então que minha pregação pelo uso mais equilibrado de automóveis particulares, revezando com caronas, caminhadas, bicicleta e transporte público é uma bobagem? Inocência? Romantismo?

O primeiro impulso foi esquecer a desventura. O segundo de pontuar todas as falhas do sistema público (demora nos trens, distância entre as estações do metro, falta de área adequada para bicicletas em todas as estações etc.). Mas foi então que me toquei que foi só um dia em que deu tudo errado. O que é muito mais fácil acontecer num final de tarde de dezembro com tempestade de quase verão (ainda era primavera). E que isso já aconteceu comigo de carro, me custando mais de duas horas para chegar. E que se trens podem quebrar, carros idem.

Em resumo, continuo o mesmo chato de antes, acreditando que a opção menos-carro-e-mais-bicicleta-caminhada-carona-transporte público pode tornar nossos deslocamentos mais inteligentes. E, contra um dia ruim, o melhor mesmo é uma noite de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário