sexta-feira, 4 de setembro de 2009

People of Walmart: molecagem bem sucedida ou sacada de comunicação?



Uma nova forma de “viral” está ganhando força nos EUA. Misto de blog com rede social, eles partem de um mote divertido e comum a uma grande parte da população para se tornar sensação na internet. De quebra, critica ou divulga comportamentos, marcas e tendências. Pode servir de inspiração para ações de comunicação neste país que adora as comunidades na web.

Foi no Mashable (http://mashable.com/2009/09/01/people-of-walmart/) que li sobre o People of Walmart, que faz tanto sucesso que foi objeto de matéria na Time . O site foi criado de brincadeira por dois irmãos de 20 e poucos anos, Andrew e Adam (eles não divulgaram o sobrenome), que freqüentam um Walmart na Carolina do Sul. Impressionados com alguns tipos realmente ah, digamos, diferentes que passeavam pelas gôndolas, decidiram fotografar alguns e colocar as imagens na rede. Penteados bizarros, calças com boca de sino com pompons vermelhos, pessoas fantasiada de Tio Sam ou do tigre da Kellogg’s. Os corredores da rede de supermercados parecem atrair mesmo gente de todo tipo.

A ideia primeiro ganhou a rede, depois ganhou a mídia. Antes mesmo de ser tema de reportagens na dita imprensa tradicional, o People of Walmart foi divulgado de blog em blog e se tornou um sucesso de audiência. Centenas de pessoas passaram a postar fotos e o tráfego do site ficou tão grande que ele chegou a ficar fora do ar. O conteúdo passou a ser gerado pelos próprios usuários. Os criadores passaram ao papel de ‘curadores’ do material proposto pelos seus repórteres/leitores. E o Walmart ganhou mais espaço, inclusive neste humilde blog.

A pergunta, que não poderemos responder, é se não foi o próprio Walmart quem deu uma mãozinha na divulgação deste site na imprensa, no mais puro espírito falem bem, falem mal, mas falem de mim. Profissionalmente, espero que sim. Cansado de ver executivos pedindo ideias fora da caixa e depois executando apenas propostas 300% seguras e convencionais, passaria a acreditar um pouco mais na capacidade de ousar (ao menos um pouquinho) dos gestores da comunicação corporativa.

2 comentários:

  1. Oi Guilhermo,

    Acabo de conhecer seu blog.

    Gostei mt do post, ainda não conheço este viral (vou dar uma olhada). É interessante a sua crítica, realmente falta aos gestores da comunicação corporativa a capacidade de ousar. Trabalho com comunicação empresarial e, às vezes, por mais que nossas ideias sejam criativa e inovadora, a diretoria sempre prefere um folderzinho ou algo convencional...Esta cultura ainda vai mudar! Espero.

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  2. Juliana,
    Estamos aqui para comentar cases de sucesso que mostrem a possibilidade de uma nova visão sobre comunicação corporativa. São tempos estranhos, onde todos cobram inovação mas poucos tem a coragem de mudar. Enfim, o espaço é seu. participe e obrigado pelo comentário.

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