segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inovar mais e chorar menos




Há pessoas (e empresas também) que preferem inovar a lamentar as mudanças do mercado. Vem da Men’s Health norte-americana uma boa ideia para aproveitar o que as novas mídias oferecem como oportunidade para gerar novas fontes de renda, fidelizar leitores e divulgar sua marca.

Trata-se de um aplicativo para o iPhone (o que não é novo) mas, aproveitando toda a potencialidade do aparelho da Apple para oferecer aos usuários conteúdo diferenciado e, outro ponto fundamental para o sucesso, totalmente alinhado com a promessa da marca.

Chamado ‘Jimmy the Bartender’, nome de uma das mais populares colunas da publicação nos EUA, o aplicativo usa o GPS do iPhone para indicar os melhores bares da região onde o dono do aparelho estiver. E mais. Indica quais comidas pedir e de quais fugir, alem dos drinks que vale a pena degustar.

Mas como a revista não é um guia gastronômico, ‘Jimmy the Bartender’ também oferece dicas para conquistar a garota que está sendo paquerada (basta identificar qual o seu tipo para ter as informações na hora em que elas são necessárias). Outra área interessante é o Q&A, voltada a divulgar a filosofia de bar (sim, os boêmios gringos também tem sua maneira peculiar de ver a vida) em respostas do Jimmy em pessoa a dúvidas comuns (e outras nem tanto). Finalmente, para garantir o sucesso de qualquer homem no happy hour, o aplicativo ainda oferece as regras, truques e dicas para os principais jogos de botequim.

Alem do arquivo da própria publicação, o programa usa dados fornecidos pelos próprios usuários (uma das grandes vantagens das redes sociais) e, apesar de nova (foi lançada há pouco mais de duas semanas) já é um sucesso de crítica, acumulando ótimas avaliações de sites especializados. A expectativa é que parte dos 30 milhões de usuários do iPhone e iPod Touch nos EUA comprem o programa por míseros U$ 2,99.

Valorizar sua própria marca e sua conexão com um público cativo, usando a tecnologia e a criatividade para criar novas fontes de renda pode ser um dos caminhos para ajudar a imprensa a sair da crise do conteúdo grátis na rede. E também para melhorar a comunicação de diversas empresas e segmentos.

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