quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Este blog não foi feito para você, leitor





A pausa forçada no final de 2010 me fez, novamente, questionar a simples existência do CoffeeBreak. Afinal, sejamos sinceros: com a demanda atual de trabalho (que tende a crescer) tanto dentro quanto fora do escritório, cada minuto de tempo “livre” passa a ter um valor inestimável.

Claro que me alegro em ver amigos e colegas lendo e comentando estes textos. Melhor ainda descobrir novos contatos por meio das redes sociais.Em alguns momentos dos últimos meses cheguei mesmo a acreditar que algumas mensagens deste blog poderiam fazer sentido para determinadas pessoas.

Mas não me iludo. Neste universo digital onde todos somos emissores, a quantidade de informações escrita e divulgada é avassaladoramente enorme. Existem diversos estudos sobre pessoas que sofrem de ansiedade e culpa por não conseguirem dar conta de tudo o que há para se saber. Muito do que é totalmente irrelevante. Dentro deste contexto, e com o número limitado de seguidores fixos, por que diabos continuar gerando mais lixo digital neste espaço?

A resposta é, infelizmente, a mais egoísta possível. Confesso: a grande motivação para continuar empurrando este elefante ladeira acima é que passar a ter este compromisso pessoal foi uma das maiores fontes de aprendizado que já tive desde que completei a faculdade.

A simples necessidade de buscar assuntos me fez prestar atenção em informações relevantes que garimpo no Twitter, na mídia convencional e em minhas leituras. Passei a carregar um caderno para anotar insights. Descobri outros blogs fantásticos e como há documentos, pesquisas, dados e apresentações geniais de graça na rede. Grandes autores colocam suas ideais na rede. Está tudo ai, pronto para ser usufruído.

“Ok. Mas se a motivação real é pessoal, se o autor esta pouco se lixando para quem lê, porque não escreve num caderninho e guarda na gaveta?” Existem duas respostas complementares para isso. A primeira: não é bem assim. O autor não está dando de ombros para o leitor. Como escrevi logo no começo, é muito bom receber o retorno e os comentários de quem lê. A segunda parte da resposta é que tornar os textos públicos aumenta o desafio, exige maior atenção e cuidado com a qualidade, o que faz toda a diferença do mundo.

Este é o maior presente que CoffeeBreak me proporcionou e é por isso que voltamos com força total em 2011. Se eu fosse você, começava a escrever um blog hoje mesmo. Recomendo.

4 comentários:

  1. Meu caro Guillermo. Manter um blog é um verdadeiro prazer. Em que outro meio nós poderíamos ler notícias como: Pesquisador britânico produz uísque com urina ~ -- Geração Bits -- http://bit.ly/hURjL3

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Medeiros. Você já degustou o seu ou optou por aguardar a maturação em tonéis de carvalho? Urina 15 anos?

    ResponderExcluir
  3. Gui,
    estou com vc. Foi pelo mesmo motivo que comecei (e retomei) o meu. Às vezes não dá tempo mesmo, mas a falta de obrigação aliada a uma certa obrigação mínima - afinal, se vc pôs o treco no ar, precisa pelo menos atualizar - te força a sair da realidade da rotina e buscar novas ideias, novas informações.
    Que 2011 seja um ano de muitos posts no Coffee Break!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Guilhermo,

    Estou navegando na internet desde a hora que cheguei do trabalho (por volta das 19:00), justamente buscando informações e procurando me inteirar de assuntos relacionados ao blog que acabo de criar. Isto que você escreveu no post é a mais pura verdade: ter algo em que se dedicar, buscar conhecimento e se interessar em transmití-lo aos outros é realmente uma escola. Aprendemos e descobrimos novos mundos, informações que afetam consideravelmente nossa forma de pensar, e até de agir diante de determinadas situações. Estive, nos últimos dias, passando várias horas, durante a madrugada, buscando algo relevânte e isto tem sido uma experiência muito bacana para mim. Assim como é para você, eu imagino. A partir de agora, o Coffee Break tem mais um seguidor. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir