terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tudo o que não sei sobre 2010

Eu estava escrevendo um texto super complexo, que poderá se desdobrar em pelo menos dois posts, quando me dei conta de que o ano está realmente acabando. É só olhar a redução na quantidade de tweets. Ou o trânsito finalmente um pouco melhor de São Paulo. Alguns sortudos já pararam, muitos estão com a cabeça nos preparativos para as festas e outros, como este escriba, alucinados de tanto trabalho para compensar a breve pausa de Natal e Ano Novo.

Então deixei o material sério para 2010, quando espero que haja leitores com paciência, e arriscarei um breve texto de final de ano – faltam menos de 10 dias e me pergunto se vou conseguir escrever de novo antes da virada.

Sou fã de listas e, por conta disto, sempre me pego lendo todo tipo de material sobre os melhores, os piores, os mais vistos, etc. etc. etc. E é isso mesmo que meus colegas das redações (e, acredito, dos blogs também) vão usar para ocupar o espaço normalmente dedicado às notícias que não acontecerão e aos artigos que ninguém quer ler (ou escrever).

Não sei quais as melhores, mais vistas, mais importantes etc. e tal de 2009. Também não me arrisco a afirmar o que vai acontecer no ano que chegará em breve (mesmo sabendo que nós, brasileiros, provavelmente iremos esquecer e ninguém me cobrará depois pelas bobagens ditas como sérias). Só tenho perguntas. E são elas que deixo para quem ainda estiver lendo este texto.

Será que o ego é mesmo o grande motor do mundo corporativo (para o bem e para o mal)?

O que queremos, no fundo, é ter razão ou saber a verdade?

O peso que o medo tem nas decisões, em especial as empresariais, estaria superestimado?

A cultura (no sentido antropológico) é a próxima fronteira da comunicação?

É possível o equilíbrio entre nosso impulso por conteúdo gratuito e a necessidade de remunerar quem gera material de qualidade?

As empresas perceberão que já estão nas novas mídias (e que agora é uma questão de lidar com esta realidade)?

A repulsa ao transporte público, à carona e às caminhadas é necessidade de auto(móvel)-afirmação? Ou é mesmo preguiça pura e simples?

O consumo consciente vai passar de tendência à atitude?

A tecnologia irá nos libertar ou finalmente nos libertaremos dela?

Todos seremos veículos de comunicação de massa?

Seguimos fazendo tudo igual, mas por caminhos diferentes?

Estamos questionando (ou preferimos a ilusão de nossas certezas pétreas enquanto o mundo continua a se mover)?

Estamos fazendo as perguntas certas? Ou apenas aquelas que justificam nossas respostas?

Na desesperada busca por certezas que talvez simplesmente não existam, continuaremos nos deixando levar por modas, profetas e gurus ou vamos aprender a pensar por nos mesmos?

O Santos será campeão brasileiro?

Que 2010 nos traga novas perguntas.

6 comentários:

  1. Gui, querido, seu blog foi uma das boas coisas de 2009. Espero que você continue com suas provocações inteligentes e perguntas retóricas no ano que se inicia - é, no mínimo, um convite a sair do marasmo e... pensar.

    Não sei responder a suas perguntas (apesar de ter meu palpite sobre algumas delas), exceto uma: não, o Santos não será campeão brasileiro.

    Que venha 2010!
    bjs
    Anaik

    ResponderExcluir
  2. Dear Ana Ik,
    Se até o Flamengo conseguiu vencer o campeonato, quem dirá meu glorioso.
    Quanto ao blog, fico feliz que você goste e, mais, invista seu pouco tempo lendo. Em 2010 continuarei provocando. Assim, quem sabe, pelo menos eu me movimento (rs).

    bjs,

    ResponderExcluir
  3. Aprendi muito neste blog em 2009. E espero continuar aprendendo muito em 2010. Pra estas perguntas não tenho nenhuma resposta.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  4. Grande Mateus,

    Eu é que aprendo muito com Ocappuccino. Obrigado pela leitura e, principalmente, pelos comentários pertinentes durante este 2009. E que 2010 seja o ano dos RPs nas mídias sociais. E de muitas perguntas.

    ResponderExcluir
  5. Grande Guilhermo! Esse é o melhor blog brasileiro que leio. Que continue assim em 2010!

    ResponderExcluir
  6. Riccio,

    Assim fico tímido. E com muita responsabilidade de continuar agradando (e melhorar sempre). Obrigado por seus comentários e por agregar tanta inteligência. Feliz 2010.

    ResponderExcluir