quarta-feira, 10 de junho de 2009

A estatal, o blog e a velha imprensa

Vai render ainda alguma polêmica. Que bom. O velho jornalismo, caindo pelas tabelas e com as verba encolhida pela crise e o conteúdo grátis na Internet esbarrou com a criatividade do PR. É no mínimo risível ver como os barões de mídia reagem ao blog que a Petrobras criou para, entre outras coisas, divulgar de forma clara seu ponto de vista sobre as reportagens em que é citada. http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
Acho que há muito a questionar, do tom ácido e anti-imprensa a veladas (ou nem tanto) ameaças de processo aos veículos que não reproduzirem as respostas de forma adequada. Pode-se ponderar na correção de divulgar as perguntas feitas antes da publicação das reportagens. Também fica no ar a "moderação" dos posts (afinal ou se é ou não se é transparente). Mas toda inovação trás seus "bugs" que são corrigidos no médio prazo e, em si, a ideia de tornar a relação entre as empresas e a imprensa mais transparente é, em si, muito boa. No mínimo, faz pensar e sacode o marasmo da relação grandes empresas grande imprensa.
Como postou o Cláudio Abramo http://colunistas.ig.com.br/claudioabramo/2009/06/09/o-blog-da-petrobras/ , no comentário mais sóbrio e inteligente sobre a questão até aqui, o mais triste é que, para não criar uma briga com a imprensa, de quem depende para manter sua boa imagem, a Petrobras vai, provavelmente, acabar recuando e mudando de assunto.
Para terminar, uma pergunta (de jornalista para jornalista): se o trabalho de apuração, reportagem e edição foi bem feito, qual o problema da empresa divulgar na integra seu posicionamento e as respostas que deu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário